Software de gestão de TI: 5 etapas primordiais para escolher um fornecedor

|

Seja um pequeno comércio ou uma multinacional, para que os processos sejam otimizados e controlados, é necessário ter um software de gestão de TI. Escolher e contratar uma empresa especializada nesse serviço pode se tornar um problema se alguns elementos essenciais não forem analisados. Escolhemos cinco itens que merecem atenção na hora de contratar um fornecedor terceirizado de TI.

1 – Explore a fundo quem está pensando em contratar

A reputação, boa ou ruim, de uma empresa pode ser descoberta facilmente com uma pesquisa no Google, mas é possível ir além e procurar informações mais especificas, como apurar sobre quem são os headers do fornecedor, quais são as certificações que ele possui, quem são seus parceiros e os clientes em que atua. Procure saber também se essa empresa usa tecnologia de ponta e está apta para atender suas expectativas ao longo do projeto. Tais informações são imprescindíveis para definir se é possível construir uma parceria de sucesso.

2 – Analise o suporte técnico oferecido

Hoje, os setores de TI e as empresas especializadas em softwares de gestão de TI não são apenas solucionadores de falhas. Por isso, além do suporte que deve ser oferecido, é importante que o parceiro esteja integrado aos processos para oferecer soluções. Lembrando que não havendo a agilidade necessária do suporte, o processo pode ser interrompido, causando perdas, retrabalhos e até prejuízo.

3 – Verifique o contrato oferecido

Os contratos de prestação de serviço existem para contemplar como tal serviço será entregue, portanto, fique atento à todas as informações citadas e, havendo qualquer dúvida, questione. No documento, é necessário conter todo e qualquer trabalho que será realizado, além do número de profissionais que serão disponibilizados, sejam estes alocados na sua empresa ou não, equipamentos e devidas manutenções que serão fornecidos e a implementação de softwares e hardwares que deverá ocorrer.

4 – Pondere a relação custo x benefício

A velha dica “o barato pode sair caro” se encaixa perfeitamente aqui. Uma parceria com uma empresa que não está apta para fornecer o que foi acordado pode trazer dores de cabeça. Imagine o prejuízo que um sistema fora do ar pode trazer e, caso isso aconteça, você precisará de um retorno rápido. Por isso, invista seu budget em um fornecedor que trará soluções e não problemas.

5 – Considere a oferta de soluções personalizadas

Existe uma gama muito grande de fornecedores de TI, alguns destes especializados em um determinado setor. Isso pode ajudar, porém, o sistema que se adequa a outra empresa do mesmo setor nem sempre pode ser útil para você. Cada negócio tem seu fluxo e necessita de soluções que sejam adequadas a cada etapa do seu processo. A AGL Solutions é uma fábrica de softwares especializada em soluções personalizadas e, independente do segmento, os projetos desenvolvidos são customizados para a necessidade de cada cliente.

Implementar ou até trocar seu fornecedor de TI é uma tarefa que demanda tempo e conhecimento no seu processo interno. Portanto, entenda o seu fluxo antes de procurar um parceiro, que deve ser uma empresa de confiança, com um bom histórico no mercado, que preste a assistência técnica necessária, ofereça tecnologia de ponta e profissionais qualificados, e que esteja lado a lado para entender as dificuldades de seu cliente, propondo soluções eficientes.

A AGL Solutions pode ser seu novo parceiro de TI! Fale conosco.