A cultura data-driven nas empresas

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Para entender o boom da cultura data-driven, é preciso levar em conta que a pauta Big Data nunca esteve tão quente no mercado de TI. Desde que começou a ser discutido, no início de 2002, está presente na rotina das startups às grandes companhias. Contudo, só passou a ser aplicado efetivamente após o surgimento da Indústria 4.0 e do fortalecimento das Redes Sociais e hábitos de consumo online.

Como termômetro para essa afirmação, uma estimativa do Gartner aponta que até 2021 as marcas serão valorizadas de acordo com seu portfólio de informações. Por isso, os executivos passarão a adotar de vez esse modelo, cujo princípio é a tomada de decisões com base na análise de dados.

A cultura data-driven baseia decisões em análise de dados

Para que essa estratégia funcione, é preciso primeiro colocar todos os colaboradores da empresa na mesma página de informações, ou seja, todo o trabalho pode e deve ser metrificado.

O desenvolvimento de softwares de gestão integrada por encomenda permite que todos os departamentos tenham acesso aos seus resultados, independente do segmento de mercado.

Nós da AGL Solutions trabalhamos em soluções sob medida, portanto, as aplicações possibilitam que o gerenciamento e o acompanhamento das etapas dos processos internos aconteçam de forma totalmente integrada. Essa integração de sistemas e equipes melhora a comunicação e ajuda a aumentar a produtividade de todas as áreas.

Monitoramento em tempo real

Com a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações (Business Inteligence) armazenadas, as decisões passam a ser baseadas em histórico. Dessa forma, o número de testes é reduzido e os resultados começam a aparecer mais rapidamente.

A cultura data-driven permite ajustes automáticos

As ferramentas oferecidas pelo software de gestão facilitam o acompanhamento das ações da empresa em tempo real. Porém, vale ressaltar que o seu monitoramento continuará a ser indispensável para gestão rápida de riscos e crises. Essa prática permite ajustes automáticos, por exemplo, em campanhas de Marketing Digital.

Antecipação das necessidades do cliente

Outra vantagem de ter um sistema de gestão de informações fácil de ser operado e eficiente é a possibilidade de gerar insights valiosos para oportunidades de vendas, permitindo oferecer novos produtos e serviços aos clientes antes mesmo que eles tomem conhecimento da necessidade, antecipando estratégias de melhorias de performance e agregando valor ao relacionamento.

Fale com a gente e comece a adotar a cultura data-driven para sua empresa!